Quem é o líder de mercado de dispositivos móveis? Android, IOS ou Windows Phone?

Quem é o líder de mercado de dispositivos móveis? Android, IOS ou Windows Phone?

Quem é o líder de mercado de dispositivos móveis? Android, IOS ou Windows Phone? 900 540 Theago Liddell

Embora o uso por parte dos consumidores de sistemas operacionais móveis seja seguido de perto por muitos analistas, seu uso em organizações de produção e de cadeia de suprimentos é muito mais difícil de entender. As tendências dos consumidores, conforme relatado pela IDC, Gartner e outros tendem a mostrar Android do Google com uma quota de mercado móvel OS de 83 a 88%, enquanto iOS da Apple varia de 12 a 15%. E quanto ao Windows Phone? A sua quota de mercado de dispositivos móveis para dispositivos móveis é tipicamente apenas uma fatia minúscula inferior a 1%.

Quando você entrar em ambientes de produção, porém, a quota de mercado de cada SO de cada fornecedor muda radicalmente.

“O Windows é predominantemente forte em dispositivos robustos – combinando laptops e tablets – mas estamos vendo os robustos tablets Android chegando ao mercado”, disse Mikako Kitagawa, analista de pesquisa do Gartner. “O iPad é muito frágil para ambientes de trabalho difíceis”, acrescentou, observando que o mercado de dispositivos móveis robustos ainda é um nicho muito pequeno.

Ainda assim, onde o dispositivo móvel vive em uma organização focada em manufatura pode mudar radicalmente o tipo de dispositivo móvel e sistema operacional em uso.

Por exemplo, dispositivos orientados ao consumidor rodando Android ou iOS são mais prevalentes distantes do chão de fábrica, especialmente para as vendas relacionadas com partes do negócio.

“Estamos vendo Android e iOS usado no processo de vendas, onde há produtos bastante complexos que precisam ser configurados – automotivo, aeroespacial, defesa, máquinas industriais”, disse Kimberly Knickle, vice-presidente de pesquisa da IDC. “Sempre que você precisar de mais detalhes sobre as especificações de um produto … todas essas coisas são mais fáceis de fazer quando os vendedores têm dispositivos móveis.”

Como a despesa e a facilidade de implantação do iOS e do Android se tornaram mais gerenciáveis, disse a Knight, a IDC (Figura 1) está vendo dispositivos Android mais robustos e dispositivos iOS equipados com casos robustos colocados em ação.

“Alguns fabricantes foram dispostos a ir com mais dispositivos do tipo do consumidor em casos ásperos em oposição a comprar dispositivos inteiramente robustos,” disse. “Acho que as empresas estão ficando mais confortáveis com a substituibilidade de dispositivos de consumo.” Knickle também observou que às vezes é mais rentável para substituir os dispositivos quebrados ao longo do tempo versus investir em dispositivos tradicionais, totalmente robusto.

 

Leave a Reply